Tradições de casamento e seus significados
Compartilhe
Em cada parte do mundo os laços matrimoniais são celebrados pelo casamento de uma forma diferente.
Ao longo dos anos foram se consolidando tradições que até hoje já estão tão incorporadas no ritual, que nem pensamos em como começaram e sequer lembramos quais são essas tradições de verdade.
É claro que hoje em dia existem várias coisas novas e diferentes para se fazer no seu casamento, mas hoje vamos falar especificamente do tradicional.
Neste texto vou falar um pouco sobre essas tradições que vem de vários cantinhos do mundo.
❥ Vestido branco
Apesar do branco ser associado a pureza, inocência e até a castidade, acredita-se que a origem da tradição de usar branco no dia do casamento está relacionada a vários fatores culturais.
O fator romântico do vestido branco surgiu no século XIX com o casamento da Rainha da Inglaterra.
Essa versão, que é uma das mais conhecidas, conta que Vitória (A rainha, na época) foi uma das primeiras nobres a se casar por amor.
Além de optar por um traje branco, incomum na época, a Rainha Vitória ousou ainda mais ao substituir sua coroa por flores na cabeça.
❥ O véu
A origem da tradição do véu da noiva varia de acordo com a cultura.
Há relatos de que os véus já eram usados na Grécia Antiga.
O propósito de cobrir o rosto da noiva era afastar dela os maus-olhados.
Há também quem diga que o uso do véu era essencial para esconder a noiva de possíveis admiradores, que supostamente poderiam “roubá-la” do noivo.
Uma terceira suposição diria que apenas as que casavam pela primeira vez poderiam usar véu, ou seja: o véu também poderia identificar quem eram as garotas “puras".
❥ O buquê e o ato de jogar
A tradição do buquê no casamento pode ter origem dos gregos e romanos antigos, e possivelmente dos egípcios, que carregavam ervas e especiarias perfumadas para afastar a má sorte durante os casamentos.
As flores simbolizavam um novo começo e traziam esperanças de fertilidade, fidelidade e felicidade.
Um dos grandes motivos por ter se popularizado foi por conta dos cheiros das flores.
Antigamente, como você já deve se imaginar, tomar banho não era muito comum e o perfume dessas plantas disfarçava o odor da noiva.
Sobre jogar o buquê: lá na idade média, as solteiras cortavam um pedaço do vestido da noiva para trazer sorte para encontrar um par.
Com o passar do tempo, as francesas perceberam que não valia a pena cortar um vestido lindo que era feito especialmente para o casamento e começaram a pensar em outras opções.
Foi no século XVI que a França determinou que o melhor a se fazer era dar algum acessório da noiva para as solteiras e foi aí que surgiu a tradição de jogar o buquê.
❥ Troca de alianças
Acredita-se que essa tradição teve inicio no Egito. O Antigo Egito considerava o círculo como um símbolo da eternidade, e o anel servia para significar o amor perpétuo dos casais.
Foi também a origem do costume de usar a aliança no quarto dedo da mão esquerda, porque os egípcios acreditavam que neste dedo terminava uma veia especial que estava diretamente ligada ao coração, a "Vena amoris", "Veia do amor" em latim.
Achei romântico e você?
❥ Posição dos noivos no altar
Com sua origem nos anglo-saxões, a noiva ficava sempre do lado esquerdo, para caso alguém tentasse roubar ela do altar.
Nessa caso, o noivo teria o braço direito livre para pegar a espada e lutar pela sua amada.
❥ Bolo de casamento
O bolo com vários andares surgiu de um “jogo” na Inglaterra medieval. A tradição era empilhar pães o mais alto possível, para que os noivos se beijassem por cima dele com certa dificuldade.
Um beijo bem sucedido significava que eles teriam uma vida próspera juntos.
Na Itália, o bolo era o maior símbolo das festas de casamento.
Os noivos deveriam cortar o bolo juntos para representar partilha e união e a noiva deveria comer o primeiro pedaço para trazer sorte à vida conjugal.
❥ Bem-casado
Há muitas versões com relação à origem do bem-casado. Pode ter vindo de Portugal, Espanha ou África do Sul.
Acreditavam que o bem-casado representava as duas partes que se unem, as massas pela cumplicidade e o doce de leite pelo respeito.
O doce atrai sorte e muita felicidade para a etapa que acaba de começar.
A tradição diz que os bem-casados devem ser entregues a todos os convidados para que o casal tenha sorte na união.
Diz também que os convidados que comerem o bem-casado, também terão sorte e felicidade.
❥ Chuva de arroz
Essa tradição veio da Roma Antiga.
No início, a chuva era de trigo ou centeio para simbolizar fartura, fertilidade, prosperidade e boas colheitas para as famílias.
Ao longo dos anos, a tradição foi se alterando e por muitos anos o mais comum foi a chuva de arroz nos noivos na saída da igreja.
Hoje a tradicional chuva de arroz ganhou novas versões: bolhas de sabão, pétalas de rosa, papeis metalizados, Sparkler ou em alguns casos não usam nada, apenas recebem os abraços de entes queridos que desejam felicitações.
Como pôde perceber, várias tradições são seguidas de forma automática, coisas pequenas e grandes que tem uma simbologia linda com o intuito de desejar o melhor para o casal e os convidados.
Cada casamento é único, diferente um do outro e sempre com o mesmo proposito: celebrar a união de dois que se tornaram um.
Mas e aí, quais dessas tradições não poderiam ou não faltarão no seu casamento? Deixa um comentário aqui em baixo pra gente saber.
E se você vai casar e quer garantir que todas as tradições que você vai seguir no seu casamento sejam registradas é só clicar aqui e falar comigo.
Escrito por: Vitória Knupp.
Esposa, fotógrafa, dona do Bóris e da Europa.
Mostrando como e porquê introduzir a fotografia em você. ❤